Como escolher um termoacumulador elétrico

O primeiro fator a ter em conta ao escolher um termoacumulador elétrico é a sua capacidade, uma vez que cada utilizador consome em média 60 Litros por dia.

Ao contrário dos aquecedores a gás, que aquecem a água instantaneamente; os termoacumuladores elétricos têm um acumulador de água quente sanitária que armazena a mesma. Devido a tal, é necessário saber quais são as necessidades reais para cada caso.
  • Os termoacumuladores de 10 e 15 Litros estão desenhados para fornecer água quente sanitária rapidamente e em pequenas quantidades, por exemplo para um lavatório ou um lava-louças. Graças ao seu tamanho reduzido, estes podem ser instalados em qualquer espaço.
  • Os termoacumuladores de 30 e 50 Litros são indicados para abastecer unicamente uma banheira ou duche, ou seja, para uma habitação de uma pessoa.
  • Os termoacumuladores de 80 Litros são aconselhados para utilizar em vivendas com duas pessoas.
  • Os termoacumuladores de 100 a 150 Litros são adequados para vivendas onde exista uma utilização consecutiva ou paralela de três pessoas.
  • Os termoacumuladores de 200 a 300 Litros são apropriados para vivendas unifamiliares e locais onde exista uma elevada necessidade de fornecimento de água.
  • Os termoacumuladores de 500 Litros são recomendados para famílias de 7 ou 8 pessoas ou para utilização industrial.

Outro fator a ter em conta é o tempo. As necessidades variam se a utilização de água quente sanitária for simultânea ou consecutiva, ou se pelo contrário, existirão intervalos de tempo entre utilizações.

O tipo de resistência do termoacumulador condiciona o tempo de utilização do mesmo. A resistência blindada ajuda a obter um aquecimento da água mais rápido por estar em contacto permanente com esta, mas tal pode resultar em problemas calcários, corrosão e oxidação num curto espaço de tempo. A resistência isolada não está em contacto direto com a água e para substituir a mesma não é necessário esvaziar o termoacumulador.
Para a sua instalação é apenas necessária uma ligação elétrica e ter em consideração a posição e o espaço onde vai ser colocado. 
Os termoacumuladores podem ser horizontais ou verticais com instalação na parede ou verticais com instalação no chão e suporte com pés.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos