Como escolher um gerador?

Existe uma grande variedade de geradores elétricos no mercado. Portanto, ao escolher o modelo mais adequado, devemos considerar as diferentes propriedades e aspetos do equipamento, assim como a função que iremos atribuir-lhe.

Os geradores de corrente elétrica podem ser classificados em dois tipos:
  • Geradores portáteis, para uso privado, comercial ou doméstico.
  • Grupos geradores industriais.
Os geradores portáteis são os menores e de menor potência. A sua função é fornecer energia temporariamente, por isso são ideais para ter como grupo de apoio em residências, empresas médias ou pequenos escritórios. Também são muito úteis para alimentar áreas remotas sem fornecimento de eletricidade, como acampamentos.
No que lhe concerne, os geradores industriais são os maiores e de maior potência. Eles são fabricados para fornecer eletricidade em espaços industriais por um longo período, protegendo os equipamentos que alimentam. Este tipo de equipamento também pode ser utilizado em hospitais, escolas, armazéns industriais e shopping centers.
A seguir, falaremos sobre as diferentes características a ter em conta na escolha de um gerador elétrico:
Monofásico ou trifásico
Os geradores monofásicos são os mais comuns em uso doméstico, pois geram uma tensão de saída de 220 V (volts).
Já os geradores trifásicos, produzem uma tensão de saída de 380 V (volts) e são projetados para equipamentos específicos que requerem corrente trifásica, o que garante um fornecimento contínuo de energia.
Embora, alguns geradores trifásicos possam ser usados em espaços com necessidades monofásicas, não é aconselhável, pois o seu desempenho será inferior.

Tipo de combustível
Os geradores elétricos podem funcionar com diesel ou gasolina.
Para uso contínuo, os geradores a diesel são recomendados, pois, geralmente têm um alcance maior e o abastecimento de diesel é mais barato. Ao mesmo tempo, deve-se levar em consideração que esses equipamentos produzem uma pressão sonora mais elevada do que os modelos a gasolina.
Os geradores elétricos a gasolina são ideais para uso na faixa de 4 a 6 horas, com ciclos de pausa. Esses equipamentos possuem a vantagem de gerar menos ruído, em simultâneo, em que são mais leves e económicas.
Modelo Inverter ou AVR
Dependendo da tensão gerada, podemos dividir os geradores elétricos em dois tipos: Inverter ou AVR. É importante escolher o indicado, dependendo da utilização que deseja dar, para garantir um comportamento estável e evitar oscilações de tensão elétrica que podem danificar os dispositivos.
Os geradores Inverter, oferecem tensão e frequência muito estáveis, por isso são ideais para alimentar equipamentos delicados e requerem corrente sem alteração ou picos de tensão, como computadores, televisores, iluminação, etc. Além disso, tendem a ser mais compactos, silenciosos e mais leves.

Os geradores elétricos AVR, possuem um regulador de tensão automático que permite alimentar diversos aparelhos eletrónicos em simultâneo, desde eletrodomésticos até máquinas, mantêm a tensão estável em todos os momentos (+/- 2%), oferecendo proteção extra aos equipamentos.
Potencia
Para calcular a potência adequada do gerador elétrico, deve-se somar a potência de todos os dispositivos que serão alimentados pelo equipamento em simultâneo. Para fazer este cálculo, é necessário considerar que alguns aparelhos eletrónicos requerem uma potência de partida (potência mínima exigida ou potência indutiva) que geralmente é maior que a potência de funcionamento.
Outras características a considerar
Tipo de partida: Estão disponíveis no mercado geradores manuais, elétricos, automáticos ou remoto (partida remota). Em equipamentos de maior potência ou para usos industriais, os modelos de partida elétrica ou automática são recomendados.
Pressão acústica: Para usos domésticos ou comerciais (negócios, lojas, etc.) o ruído deve ser evitado ao máximo, por isso recomendamos a escolha de modelos insonorizados. Por outro lado, se a sua utilização for em obras ou espaços remotos, como campos, pode ser escolhido um gerador de chassis aberto.
Kit de transporte: Outro aspeto importante é se o equipamento ficará fixo num local ou se há previsão de transporte. No caso de se deslocar de um local para outro, pode-se considerar a aquisição de equipamentos que possuam rodas, principalmente em geradores de 20 kg ou mais.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos