Como escolher a estufa de pellets ideal?

Deseja instalar uma estufa de pellets na sua casa para enfrentar as épocas de frio, mas não sabe qual escolher? Uma das perguntas mais frequentes que recebemos sobre este tipo de produto é: “Como calculo a potência da estufa de pellets segundo os metros quadrados da minha casa?” A continuação damos-te a resposta:

Quando calculamos a demanda térmica de um cómodo é importante começar com um cálculo geral, já que existem distintas variáveis.

Uma das formas para realizar este cálculo é considerar ser necessária uma potência de 1kW por cada 10 m² que tenha o ambiente. Isto significa, que para um ambiente de 100 m², seria necessária uma estufa de pellets de pelo menos 10 kW.
No entanto, há outros aspetos a ter em conta ao escolher a potência de uma estufa de pellets. Estes são a altura dos tetos, a zona climática e a classe de isolamento da habitação.
Por este motivo, é que se recomenda sempre escolher uma estufa com vários kW acima dos mínimos necessários, em especial em casas com tetos altos ou zonas climáticas muito frias. Um cálculo que recomendamos para casas deste tipo é que invés de somar 1 kW por cada 10 m², se calcule 1 kW por cada 7,5 m².

Por tratar-se de um cálculo estimado, recomendamos consultar com um técnico especialista que analise os aspetos do ambiente in situ, para poder calcular o grau de potência específico que necessitará para um aquecimento ideal.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos